Exames e procedimentos

Endoscopia

A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmera.

A endoscopia digestiva alta é solicitada pelo médico se você apresentar um ou mais sintomas que sugerem serem decorrentes do esôfago, estômago ou duodeno, que podem ser novos ou então que não estão respondendo ao tratamento inicial. Alguns exemplos são:

 

Sentir-se sem apetite ou saciedade (depois de comer menos do que o habitual)

Sentir que a comida está presa atrás do esterno (sensação de corpo estranho)

fezes negras

vômito com sangue

Azia

Baixa contagem de hemácias (anemia) que não pode ser explicada

Dor ou desconforto na parte superior do abdômen

Dificuldade ou dor para deglutição

Perda de peso que não pode ser explicada

Náuseas ou vômitos que não passam

No dia do Exame, é aconselhável que o paciente não dirija e não ingira bebidas alcóolicas, pois, apesar de se sentir bem e disposto, pode haver ação residual da medicação com alteração em seus reflexos.

 

Outras atividades, desde que não exijam grandes esforços ou concentração, podem ser efetuadas normalmente

 

É comum que, após uma soneca, o paciente possa voltar a trabalhar, mas as reações tanto a medicações quanto a qualquer exame são pessoais, dependendo da sensibilidade e quadro clínico do paciente, portanto, quando marcar o exame, é prudente escolher um dia em que possa se ausentar de suas atividades, se for necessário.

Solicite um Agendamento