Detalhes do Blog

Qual a melhor idade para colocar aparelho ortodôntico?

Muito comum entre pré-adolescentes e adolescentes, os aparelhos ortodônticos estão presentes em muitos sorrisos jovens, mas ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não existem restrições de idade para o início do tratamento, desde que não haja perda óssea e que exista o diagnóstico de má oclusão (quando não há harmonia entre as arcadas dentárias).

A recomendação realizada pelo especialista é uma avaliação no início da troca da dentição, a qual ocorre quando a criança tem entre 6 a 7 anos; nesta fase há situações em que o dentista necessita intervir, principalmente para alterações na mordida e espaçamento do céu da boca com a utilização do aparelho móvel. Já o aparelho fixo é recomendado a partir de 11 anos de idade, pois a raiz do dente já está formada, mas ainda está no processo de transformação óssea, obtendo maior velocidade no tratamento.

Os aparelhos ortodônticos podem ser utilizados em qualquer faixa etária como principal agente de correção de muitos problemas, seja para corrigir imperfeições nos sorrisos ou outros como: encavalamento dos dentes, DTM, dificuldades na fonética ou mastigação; o importante é você buscar o quanto antes uma avaliação para que o especialista lhe passe o melhor tratamento para o seu problema. Há muitos locais de baixo custo para avaliação ou até mesmo que não cobram, por isso, não há desculpas para você tirar as suas dúvidas sobre a sua necessidade de tratamento ortodôntico!

Caso você esteja procurando Ortodontia em Paulínia ou na região, aqui na Clínica Vitalité contamos com um especialista em Ortodontia pronto para lhe avaliar, assim como outros 25 profissionais de saúde entre médicos e dentistas. Marque a sua avaliação e venha nos conhecer!

Autor: Clínica Vitalité
23/08/2021