Detalhes do Blog

O que é periodontite ou doença periodontal?

O que é Periodontite ou doença periodontal?

Doença periodontal é o termo usado para as enfermidades gengivais. Este termo pode se referir a um vasto leque de doenças gengivais, como gengivite, forma leve da condição, mas geralmente é utilizado para se referir a fase mais grave da doença. A periodontite, caso não tratada, pode danificar gravemente o osso e as estruturas que sustentam a raiz do dente causando mobilidade e perda dental.

A doença periodontal é a principal causa de perda de dentes em adultos. Por isso a conscientização do paciente é extremamente importante o qual deve ser informado e orientado sobre o tratamento adequado para cada caso e estagio da doença.

A gengivite quando não tratada pode evoluir para uma periodontite que por sua vez, caso não tratada, leva a perda dos dentes.

O que causa a doença periodontal?

A placa bacteribana quando não removida cria uma zona fértil para que as bactérias periodontais se multipliquem e isso ativa a resposta inflamatória do organismo levando ao inchaço gengival e a inflamação. Se não tratada pode piorar na medida que a placa endurece e se tornar tártaro podendo cronificar a doença e começar a formar bolsas onde a gengiva começa a se separar do tártaro. A infecção se espalha causando danos ósseos e as estruturas ao redor dos dentes, levando em última instância a perda dos dentes.

Qual tratamento?

O tratamento inclui limpeza profissional das bolsas ao redor dos dentes, raspando os tártaros, removendo as placas, até que o dentista obtenha a remoção das bactérias causadoras do dano, paralisando a doença. Além da raspagem inicial o paciente deve ser conscientizado da importância da manutenção preventiva. Geralmente aconselha-se o retorno ao seu periodontista para manutenção preventiva de 6 em 6 meses (prazo que pode variar conforme cada caso), evitando assim novas contaminações e perdas ósseas.

O periodontista também é responsável por orientar ao paciente formas de higienização adequada como técnicas de escovação, uso de fio dental, bochechos, e em alguns casos, o uso de medicamentos será recomendado e receitado.

Consulte regularmente o dentista, consulte o periodontista para melhor manutenção da sua saúde gengival e dental.

Dra. Kelly Nascimento Santos – CRO 81.903

Especialista em Periodontia pela São Leopoldo Mandic

Informações: www.vitaliteclinica.com.br

Periodontia em Paulinia

Autor: Dra. Kelly Nascimento Santos ? CRO 81.903
22/02/2021