Detalhes do Blog

Doença de Refluxo em Lactantes

Doença de Refluxo em Lactantes

Nós primeiros meses de vida dos lactentes é muito comum ocorrer as regurgitações principalmente após as mamadas . Isso ocorre devido a anatomia dos bebês que acaba favorecendo uma maior quantidade de refluxo devido ao grau mais estreito da inserção do esôfago no estômago . Além disso a maior parte da dieta dos bebês é líquida e eles ficam muito tempo deitados o que também favorece esse retorno de leite pela boca e as vezes pelas narinas . Uma coisa muito importante de se entender que embora o refluxo esteja presente em grande parte dos lactentes , ele na maioria das vezes não é um refluxo patológico .... ou seja em raras situações vai precisar de intervenção medicamentosa .

Durante a consulta , o gastropediatra se atenta ao ganho de peso do bebê , bem como se há sinais de alerta como recusa alimentar , vômitos com sangue , anemia , sonolência , apatia , diarreia , síndrome de sandifer , alergias alimentares que podem causar sintomas parecidos com o refluxo gastroesofágico.

A orientação postural , de deixar os bebês em pé no colo do cuidador durante uns 30 minutos para arrotar e favorecer o esvaziamento gástrico ajuda muito para prevenir as regurgitações . Outra medida é o fracionamento da dieta , ou seja oferecer poucos volumes mais vezes para também ajudar na digestão . Elevar a cabeceira do lactente com os colchões anti refluxo também é uma medida não farmacológica muito usada . Podemos ainda espessar o leite se o lactente está já com o uso de fórmulas , pois o uso de amido ou gomas ajuda a diminuir o número de regurgitações.

O uso dos antiácidos como o omeprazol que é um inibidor de bomba de prótons é reservado para os casos mais graves onde há esofagite de refluxo .... muitas vezes causada por alterações anatômicas , alergias mais graves , pacientes com comorbidades como os neuropatas que já tem comprometimento da musculatura do esôfago o que acaba gerando uma piora dos episódios de refluxo .

Assim o acompanhamento mensal dos lactentes se faz necessário pois durante a consulta é sempre visto o estado geral da criança , seu desenvolvimento neuropsicomotor, seu crescimento tanto de altura quanto de peso e o pediatra ou gastropediatra junto com a família irá explicar as diversas formas de tratamento e controle do refluxo gastroesofágico.

E uma boa notícia é que o refluxo fisiológico como costumamos chamar que são essas regurgitações tão frequentes que não trazem malefícios aos bebês, tendem a desaparecer ao longo dos meses , justamente devido ao amadurecimento do sistema digestivo , bem como a mudança para dietas mais sólidas com o passar dos meses e pelo fato de os bebês começarem a sentar , o q já ajuda o esvaziamento gástrico de um modo natural .

Dra. Andrezza Carvalho de Melo

CRM 134.079

Especialista em Pediatria pela SBP

Informações: www.vitalitepaulinia.com.br

Autor: Dra. Andrezza Carvalho de Melo (CRM 134.079)
01/02/2021